Slope e Sigma

Muros e Aterros Sobre Solo Mole Reforçados com Geossintéticos

Sobre o Curso

O curso Muros e Aterros Sobre Solo Mole Reforçados com Geossintéticos tem por objetivo apresentar os conceitos e passos da modelagem numérica para se obter um projeto seguro e otimizado, com base em estudos de equilíbrio limite, tensão deformação e adensamento.

 

INVESTIMENTO

Preço: R$ 737,50 (R$590,00, período promocional até 19/11/21)

Opções de pagamento: boleto ou parcelamento no cartão de crédito.

O preço inclui: notas de aula em pdf; certificado digital; suporte técnico de duas semanas na modelagem dos modelos numéricos apresentados.

Data/Horário: 04/12/21 - 8h30 às 12h30; intervalo: 10h30 às 10h45. 

Plataforma: Zoom. 

GeoStudio 2021: Os alunos interessados em criar os modelos numéricos apresentados no curso terão o apoio do suporte técnico da GeoFast, via e-mail ou WhatsApp, por um prazo de duas semanas (dias úteis), contados a partir da data do curso. Uma licença oficial (CORE) de 30 dias será disponibilizada pela Seequent, fornecedora do sistema GeoStudio 2021.

Internet: Eventuais problemas de conexão de Internet do aluno é de responsabilidade do mesmo. A GeoFast sugere que os alunos tenham disponível, a Internet 4G do celular, para cobrir eventuais e/ou temporários problemas de conexão.

Gravação: A gravação oral ou visual do curso é expressamente proibida.  

Material: O material de apoio (notas de aula em pdf e arquivos) será enviado ao aluno, até às 18 horas do dia que antecede o curso, no e-mail cadastrado no ato da inscrição.  

Horário: A depender da participação dos alunos, o curso poderá se estender um pouco mais, até o máximo de 30 minutos.  

Cancelamento: Após a efetivação da matrícula no curso, o cancelamento poderá ser feito em até sete dias antes da realização do mesmo. Neste caso, é feita a devolução integral do valor pago, via crédito em conta. Por questões de organização das turmas e limite de alunos, passado este prazo, o cancelamento não poderá ser efetivado. Neste caso, o aluno poderá optar por usar o crédito num outro curso da GeoFast, num prazo de até 6 meses.   

Carga Horária: 4h                               Público Alvo: Engenheiros civis, ambientais, de minas e geólogos.

Saulo Gutemberg Silva Ribeiro – D.Sc.

Saulo Gutemberg Silva Ribeiro – D.Sc.

  • 1989/2012 – Professor Efetivo da UFOP
  • 1991 – Mestre em Geotecnia – PUC/Rio
  • 1996 – Doutor em Geotecnia – UFRJ/COPPE
  • 2006/2020 – Professor do Núcleo de Geotecnia da UFOP - NUGEO 
  • 2012 ... – Diretor da GeoFast T&C Empresarial Ltda. 
  • 2017 ... – Coordenador e Professor – Especialização Engenharia de Barragens – PUC Minas 

Conteúdo Programático

  • Muro Reforçado 

Discussão de tópicos da NBR 16920-1 (2021) – Muros e Taludes em Solos Reforçados, Parte 1: Solos reforçados em aterros: conceitos, generalidades, geossintéticos, resistência à tração, interação solo-elemento de reforço, material de aterro, investigações, fundação, dimensionamento, fatores de segurança, estabilidade externa e interna, drenagem, controle do aterro. 

Conceitos Básicos: geossintéticos (classificação, funções, fatores de redução, ensaios típicos), parâmetros de projeto, pré-dimensionamento, critérios de projeto, estabilidade externa e interna, fatores de segurança, zonas ativa e resistente, metodologias construtivas, proteção de face. 

Modelagem (Slope/W): pré-dimensionamento, configurações, regiões, materiais e parâmetros, sobrecarga, parâmetros do geossintético, configurações do reforço, técnicas de busca da superfície de pesquisa, métodos de análise de estabilidade (Morgenstern&Price, Janbu), condições de estabilidade. 

Modelagem (Sigma/W): estudo de tensões in-situ, condições de contorno, parâmetros e materiais, simulação do processo construtivo, estudo tensão deformação, parâmetros elásticos do geossintético, sobrecarga, refinamento e otimização da malha de elementos finitos, execução, elaboração e interpretação dos dados de saída, deslocamentos, deformações, estado de tensões, cargas nos reforços, zonas plastificadas, otimização do projeto. 

 

  • Aterro Reforçado Sobre Solo Mole 

Modelagem (Sigma/W): elaboração das funções teor de umidade volumétrico (curva característica), elaboração das funções condutividade hidráulica, análise de tensões iniciais (tensões in situ), condições de contorno de tensões e de fluxo, linha freática, análise de adensamento acoplado, discretização temporal, simulação da construção do aterro, estudo do adensamento pós-construtivo. 

Modelagem (Slope/W): análise de estabilidade de curto prazo (final de construção) e longo prazo (final do adensamento primário), técnicas de pesquisa da superfície potencial em solos moles, estabilidade ao longo do tempo, efeitos e comportamento da dissipação de poropressão ao longo do tempo, comportamento dos recalques e deslocamentos do aterro e fundação ao longo do tempo, posicionamento da zona potencial de ruptura, reforço do aterro por meio de geossintético, escolha do reforço para atendimento às condições de estabilidade. 



Nossas Turmas

Onde Estamos:

Escritório: 
Rua João Pedro da Silva, 505, Bauxita
Ouro Preto/MG – Próximo da UFOP

© Geofast

by nerit