ESTUDO TENSÃO DEFORMAÇÃO EM BARRAGENS DE REJEITOS – DESCARACTERIZAÇÃO
Os métodos clássicos de equilíbrio limitam-se ao estado último, sem fornecer informações do estado de deformações e interação entre os diferentes materiais da estrutura. Assim, o grande diferencial de se aplicar estudos numéricos tensão deformação em projetos e estudos de obras geotécnicas é poder constituir um modelo comportamental mais representativo e obter informações sobre as condições de trabalho da estrutura quanto ao estado último.
Além do modelo clássico de Mohr-Coulomb, o curso também abordará o uso dos modelos constitutivos não lineares de Endurecimento (Hardening Soil Model – HSM), aplicados na fundação do barramento, e o modelo sofisticado NorSand, aplicado aos rejeitos adquiridos a jusante e montante da estrutura (underflow e overflow). De forma objetiva e prática, o curso apresenta as etapas para obter as parâmetros desses modelos, com base em ensaios de laboratório, e fornece orientações para obter valores típicos consistentes.
A construção, execução e interpretação do modelo é apresentada passo a passo, concomitantemente com os conceitos geotécnicos de passagem da modelagem.
O curso tem o apoio da Seequent, fornecedora do programa GeoStudio, sistema adotado no curso, módulos SIGMA/W e SLOPE/W.