GeoStudio - SIGMA/W e SLOPE/W

Estudo Tensão Deformação em Barragens de Rejeitos – Descaracterização

Sobre o Curso

ESTUDO TENSÃO DEFORMAÇÃO EM BARRAGENS DE REJEITOS – DESCARACTERIZAÇÃO

Os métodos clássicos de equilíbrio limitam-se ao estado último, sem fornecer informações do estado de deformações e interação entre os diferentes materiais da estrutura. Assim, o grande diferencial de se aplicar estudos numéricos tensão deformação em projetos e estudos de obras geotécnicas é poder constituir um modelo comportamental mais representativo e obter informações sobre as condições de trabalho da estrutura quanto ao estado último.

Além do modelo clássico de Mohr-Coulomb, o curso também abordará o uso dos modelos constitutivos não lineares de Endurecimento (Hardening Soil Model – HSM), aplicados na fundação do barramento, e o modelo sofisticado NorSand, aplicado aos rejeitos adquiridos a jusante e montante da estrutura (underflow e overflow). De forma objetiva e prática, o curso apresenta as etapas para obter as parâmetros desses modelos, com base em ensaios de laboratório, e fornece orientações para obter valores típicos consistentes.

A construção, execução e interpretação do modelo é apresentada passo a passo, concomitantemente com os conceitos geotécnicos de passagem da modelagem.

O curso tem o apoio da Seequent, fornecedora do programa GeoStudio, sistema adotado no curso, módulos SIGMA/W e SLOPE/W.

Público Alvo: Engenheiros civis, ambientais, de minas e geólogos.

Saulo Gutemberg Silva Ribeiro – D.Sc.

Saulo Gutemberg Silva Ribeiro – D.Sc.

  • 1989/2012 – Professor Efetivo da UFOP
  • 1991 – Mestre em Geotecnia – PUC/Rio
  • 1996 – Doutor em Geotecnia – UFRJ/COPPE
  • 2006/2020 – Professor do Núcleo de Geotecnia da UFOP - NUGEO 
  • 2012 ... – Diretor da GeoFast T&C Empresarial Ltda. 
  • 2017 ... – Coordenador e Professor – Especialização Engenharia de Barragens – PUC Minas 

Conteúdo Programático

  • Apresentação dos principais conceitos do modelo constitutivo Hardening Soil Model: Comportamento hiperbólico, parâmetros de deformação, superfície de escoamento, procedimentos para obtenção dos parâmetros do modelo HSM (Ei, E50, Eur, OCR, Rf, m).
  • Apresentação dos principais conceitos do modelo constitutivo NorSand: discussão e apresentação dos procedimentos para obtenção e estimativa dos parâmetros do modelo constitutivo NorSand, com base em ensaios de laboratório e campo (Г, λ, Mtc, N, H, χtc, Ir, ν, G, K0, e0, ψ0, OCR).
  • Modelagem: barragem típica alteada por linha de centro durante o processo construtivo e das obras de descaracterização da estrutura; avaliação do comportamento tensão-deformação da estrutura.
  • Simulação de cenários críticos: elevação da linha freática, construção sobre o barramento, construção não-drenada das obras de descaracterização.
  • Análise dos dados de saída: índice de vazios, parâmetro de estado, taxas de mobilização, deslocamentos, deformações, tensões; elaboração e interpretação de gráficos de trajetórias de tensões, avaliação / identificação de zonas de plastificação; avaliação do potencial de liquefação; avaliação de instrumentações instaladas na barragem.
  • Estudos convencionais de estabilidade drenada e não drenada: avaliação dos parâmetros drenados e não drenados do rejeito, estudos de estabilidade por equilíbrio limite nas respectivas condições, considerando cenários importantes.

Em Breve! Está interessado?

Faça aqui sua pré-inscrição!

Onde Estamos:

Centro de Treinamento BH
Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102
Sala 2209 – Torre A – Edifício Icon
Vila da Serra – Nova Lima | Belo Horizonte

Escritório: 
Rua João Pedro da Silva, 505, Bauxita
Ouro Preto/MG – Próximo da UFOP

© Geofast

by nerit