Sigma, Seep e Slope

Estudo Tensão Deformação e Liquefação em Barragens de Rejeito

Sobre o Curso

O curso tem por objetivo capacitar o engenheiro na avaliação das condições de estabilidade, fluxo, deformação e mobilização da resistência dos materiais constituintes do barramento. O curso aborda e adota o modelo constitutivo NorSand, para avaliação das condições de estabilidade e potencial de liquefação do rejeito. O curso foi elaborado com apoio do sistema computacional GeoStudio 2021 (módulos Slope, Seep e Sigma), sendo apresentadas todas as etapas da modelagem numérica por limite de equilíbrio e elementos finitos, discussões dos conceitos e dicas para boas práticas.

INVESTIMENTO 

Preço: R$ 790,00   (Preço Promocional de R$ 592,50 até 11/05/22)

Opções de pagamento: Boleto ou parcela no cartão de crédito.

Promoção Mais Cursos - 1º Semestre de 2022:  Matrículas realizadas em até 4 cursos, no período promocional dos respectivos cursos: 10% cumulativo, por curso, seguindo a ordem cronológica dos cursos, pagamento via PIX.

Promoção Grupos – 1º Semestre de 2022: Matrícula do grupo de até 4 alunos, no período promocional do respectivo curso: 10% cumulativo, por aluno matriculado, pagamento via PIX.

O preço inclui: Notas de aula em pdf; certificado digital; suporte técnico de duas semanas, dias úteis, sobre os temas no curso.

Data/Horário:   11/06/22 - 8h45 às 12h30 (intervalo: 10h15 às 10h30).

Perguntas e discussões finais: 12h15 às 12h30, podendo se estender até 12h45.

Plataforma:  Zoom. 

GeoStudio: Os alunos interessados em criar os modelos numéricos apresentados no curso terão o apoio do suporte técnico da GeoFast, via e-mail ou WhatsApp, por um prazo de duas semanas (dias úteis), contados a partir da data do curso. A GeoFast tem parceria com a Seequent, fornecedora do sistema GeoStudio 2021. Em função desta parceria, uma licença oficial (CORE) de 30 dias será disponibilizada pela Seequent, para uso acadêmico.

Internet: eventuais problemas de conexão de Internet do aluno podem ocorrer e por este motivo, a GeoFast sugere que os alunos façam o curso em local com disponibilidade 4G, para uso eventual/emergencial do celular.

Gravação: Em função do direito autoral do professor, por se tratar de um atendimento a um grupo especial e restrito, a gravação oral ou visual do curso é expressamente proibida.

Material: As notas de aula (em pdf) e arquivos de apoio serão enviados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição. O envio poderá ocorrer até o dia que antecede a realização do curso.

Cancelamento: Após a efetivação da matrícula no curso, o cancelamento poderá ser feito em até sete dias antes da realização do curso, sendo a devolução integral. Após este prazo, o cancelamento não poderá ser efetivado, mas o aluno poderá usar o valor pago (como crédito) em outro curso da GeoFast, por um prazo de até 6 meses.

 

Público Alvo: Engenheiros civis, ambientais, de minas e geólogos.

Saulo Gutemberg Silva Ribeiro – D.Sc.

Saulo Gutemberg Silva Ribeiro – D.Sc.

  • 1989/2012 – Professor Efetivo da UFOP
  • 1991 – Mestre em Geotecnia – PUC/Rio
  • 1996 – Doutor em Geotecnia – UFRJ/COPPE
  • 2006/2020 – Professor do Núcleo de Geotecnia da UFOP - NUGEO 
  • 2012 ... – Diretor da GeoFast T&C Empresarial Ltda. 
  • 2017 ... – Coordenador e Professor – Especialização Engenharia de Barragens – PUC Minas 

Conteúdo Programático

  • Apresentação dos principais conceitos do modelo constitutivo NorSand.

  • Discussão e apresentação dos procedimentos para obtenção e estimativa dos parâmetros do modelo constitutivo NorSand, com base em ensaios de laboratório e campo (Г, λ, Mtc, N, H, χtc, Ir, ν, G, K0, e0, ψ0, OCR).

  • Modelagem da construção de uma barragem típica alteada por montante. Avaliação do comportamento tensão-deformação da estrutura durante a construção e efeitos inerente à operação.

  • Simulação de cenários críticos: redução de praia, construção sobre o barramento, subsidências.

  • Análise dos dados de saída: índice de vazios, parâmetro de estado, taxas de mobilização, deslocamentos, deformações, tensões; elaboração e interpretação de gráficos de trajetórias de tensões, avaliação / identificação de zonas de plastificação. Avaliação do potencial de liquefação.

  • Estudos convencionais de estabilidade drenada e não drenada: avaliação dos parâmetros drenados e não drenados do rejeito, estudos de estabilidade por equilíbrio limite nas respectivas condições, considerando cenários importantes.

Onde Estamos:

Escritório: 
Rua João Pedro da Silva, 505, Bauxita
Ouro Preto/MG – Próximo da UFOP

© Geofast

by nerit