Barragens e Pilhas de Disposição

Sobre o Curso

CURSO INÉDITO

BARRAGENS E PILHAS DE DISPOSIÇÃO - CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

As oportunidades de trabalho na área de engenharia de barragens e pilhas de disposição de rejeitos e estéreis continuam crescentes. Novas leis, resoluções, portarias e práticas globais, aumentaram as demandas e o leque de atividades, assim como os desafios técnicos para garantir a segurança destas grandes estruturas de terra.

O curso lançado pela GeoFast segue o padrão catalisador, com aulas objetivas e práticas, ministradas por professores renomados, com doutorado e/ou mestrado e larga experiência profissional.

PROGRAMAÇÃO

Aula de Abertura – Palestra: 17 de fevereiro de 2024.

Início do Curso: 2 de março de 2024.

Carga Horária: 119 horas (aulas aos sábados).

Horário: 08h30 às 12h30 – 13h30 às 16h30.

Categoria: online ao vivo.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA (curso iniciado em 02/03/24)

Informações pelo e-mail contato@geofast.com.br ou WhatsApp: (31) 9-9447-2007 (ou clique aqui).

Consultar plano de pagamento para matrículas em disciplinas isoladas.

Público Alvo: Engenheiros civis, ambientais, de minas e geólogos.

Programação e Corpo Docente

Saulo Gutemberg Silva Ribeiro – DSc

Doutor em Geotecnia pela UFRJ/COPPE, Mestre em Geotecnia pela PUC/RJ, professor efetivo da UFOP (1989/2012), professor do Núcleo de Geotecnia NUGEO/UFOP (2006/2020), diretor consultor da GeoFast T&C Empresarial Ltda. Consultor em geotecnia de barragens e mineração. Desenvolvedor de modelagem numérica avançada em geotecnia.

Bruno Guimarães Delgado – DSc

Engenheiro Civil pela UFPA (2002), Mestre em Engenharia Geotécnica pela UFOP (2012) e Doutor em Engenharia Civil (Geotecnia) pela Universidade do Porto, Portugal (2019). Tem experiência com projetos e pesquisas em: barragens e estruturas geotécnicas para disposição de rejeitos, solos tropicais, aterros sobre solos moles, estabilidade de taludes e geomecânica de vias férreas. É revisor de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, e integrante de grupos de pesquisa internacionais em colaboração interinstitucional. Atua como engenheiro, pesquisador, professor e consultor de projetos geotécnicos.

Marcell Gustavo Chagas Santos – DSc

Doutor em Geotecnia e Mestre em Estruturas pela USP. Engenheiro Civil pela UFAL com experiência nas áreas de geotecnia, infraestrutura e mineração, participando de projetos de metrô, pontes, estabilidade/contenção de taludes, fundações, disposição de rejeito e alteamento, reforço e descaracterização de barragens. Experiência na operação, monitoramento e gestão de segurança de barragens, atuando como geotécnico da Vale. Atuou como Docente dos cursos de engenharia da UFSCAR e UNIP. Atualmente é Engenheiro Civil Geotécnico Master na diretoria de projetos e investigações geotécnicas da Vale.

Marilia Abrão Zeni – DSc

Doutora em Engenharia (Mecânica de Rochas) pela UFRGS. Especialista em Engenharia de Barragens pela PUC-Minas. Engenheira de Minas formada pela UFRGS com 11 anos de experiência na área, tendo atuado no exterior e no Brasil, em estabilidade de taludes, escavações subterrâneas e utilização de rejeito/material estéril para backfill. Diretora da GeoMZ, empresa de consultoria em mecânica de rochas e geologia.

Mônica Pessoa Neves – DSc

Larga experiência em mapeamento geológico-geotécnico, sondagem, ensaios hidrogeológicos, amostragem, meio ambiente e na realização de relatórios e perfis geológico-geotécnicos. Atuação como coordenadora na área de geoquímica e sondagem em empresas especializadas em diagnóstico ambiental. Experiência acadêmica por 11 anos no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Atualmente é Geóloga Senior na área de geotecnia operacional de barragens na Vale (Complexo de Itabira).

William Dantas Vichete – DSc

Doutor em Ciências, PEC – Engenharia Hidráulica e Ambiental – Poli-USP. Engenheiro Civil com 12 anos de experiência em consultoria, pesquisa e projetos na área de engenharia relacionados a hidrologia, hidráulica e campos correlatos a recursos hídricos, atuando em hidrologia avançada, hidráulica fluvial, estudos de rompimento hipotético de barragens, modelagem numérica, planos de controle de cheias, dimensionamento de estruturas hidráulicas e de dissipação de energia, viabilidade para aproveitamento hidroelétrico, análise de viabilidade técnica-financeiro, e estabilidade fluvial de canais.

 

Alexandre Vaz de Melo – MSc

Mestre em Geotecnia pela UFMG, com linha de pesquisa na área de análises de risco aplicadas a barragens de terra e enrocamento. Engenheiro Civil com 20 anos de experiência na avaliação do comportamento de barragens e estruturas civis de geração. Atua como Engenheiro de Segurança de Barragens em empresa do setor elétrico. Professor na especialização em Gestão de Riscos de Desastres e Continuidade de Negócios.

Lucas Samuel Santos Brasil – MSc

Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos pela UFMG. Possui mais de 15 anos de experiência na coordenação de trabalhos com ênfase nas áreas de Hidrologia e Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de Disposição de Rejeito Estudos de Ruptura Hipotética, Análise de Risco, Segurança e Emergência de Barragens. Atualmente é sócio-diretor da GWS Engenharia atuando nas áreas de mineração, energia e infraestrutura.

Paula Luciana Divino – MSc

Engenheira de Produção Civil pelo CEFET-MG (2005) e mestre em Geotecnia de Barragens pela UFOP (2010). Atua na área de segurança de barragens da Cemig GT há quase 20 anos, tendo sido coordenadora de equipes de monitoramento e manutenção durante 5 anos. Coordenadora e responsável pelas Revisões Periódicas de Segurança (RPS) de mais de 30 barragens, além da coordenação de todo o atendimento regulatório e consultoria técnica interna. É membro da Comissão Fiscal do CBDB desde 2012.

Ementas

1- MECÂNICA DOS SOLOS APLICADA

Índices físicos. Classificação. Permeabilidade e percolação. Tensões e estado de tensões. Percolação. Compressibilidade. Adensamento. Resistência ao cisalhamento. Comportamento tensão deformação. Compactação.

2 - GEOLOGIA DE ENGENHARIA APLICADA

Introdução à geologia de engenharia. Rochas: gênese, classificação, características e propriedades geotécnicas. Maciços rochosos: estruturas tectônicas e atectônicas, descontinuidades. Solos: formação e desenvolvimento. Investigação do subsolo. Cartografia geotécnica: mapas geológicos e geotécnicos.

3 - MECÂNICA DAS ROCHAS APLICADA

Introdução à mecânica de rochas. Maciços rochosos e descontinuidades. Projeções estereográficas. Classificações de maciços rochosos. Propriedades das rochas aplicadas à engenharia, resistência e deformação de maciços rochosos. Investigação do subsolo. Propriedades das rochas: ensaios de laboratório e in situ de materiais consolidados. Estabilidade das fundações e ombreiras de barragens em maciços rochosos.

4 - HIDROLOGIA DE BARRAGENS

Estudos hidrológicos em projetos de barragens. Variáveis hidrológicas e meteorológicas em projetos de aproveitamento de recursos hídricos. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico e bacias hidrográficas. Regularização de vazão e amortecimento de cheias em reservatórios (trânsito de cheias). Vazões de projeto. 

5 - INTERPRETAÇÃO DE ENSAIOS GEOTÉCNICOS

Ensaio de Adensamento: parâmetros de compressibilidade, pré-adensamento, coeficientes de adensamento primário e secundário. Ensaios Triaxiais CID e CIU: trajetórias de tensões, parâmetros de resistência drenados e não drenados e parâmetros de deformação. Ensaio SPT: correção de energia e nível de tensão, perfil geológico-geotécnico, correlações. Ensaio CPTu: resistência de ponta, atrito lateral, poropressão, gráfico Soil Behavior Type (SBT), classificação dos materiais, correlações.

6 - ESTRUTURAS DE BARRAMENTO

Tipos de barragens e sua evolução. Seções típicas de barragens. Projeto geotécnico de barragens na engenharia civil e na mineração. Projeto de sistemas de controle da percolação (filtros). Compactação de materiais finos e de materiais granulares. Barragens de terra. Barragens de rejeitos ciclonados. Barragens de enrocamento com núcleo de solo compactado. Minimização de riscos das barragens. Gerenciamento de reservatórios.

7 - SISTEMAS DE DISPOSIÇÃO DE REJEITOS E ESTÉREIS

Produção e geração de resíduos de mineração. Planejamento e gestão de sistemas de disposição de resíduos de mineração. Disposição de estéreis. Caracterização tecnológica de rejeitos. Sistemas de disposição de rejeitos. Engenharia de disposição de rejeitos: segregação hidráulica, adensamento, condutividade hidráulica, resistência ao cisalhamento e potencial de liquefação de rejeitos. Projeto de barragens de contenção de rejeitos: critérios, metodologias, análises, segurança e monitoramento. Metodologias alternativas para sistemas de disposição de rejeitos. Sistemas de impermeabilização para contenção de rejeitos contaminantes.

8 - MODELAGEM NUMÉRICA EM BARRAGENS

Introdução à modelagem numérica: modelos tutoriais de estabilidade, fluxo e tensão deformação. Estabilidade e percolação em barragens de terra: funções teor de umidade e condutividade hidráulica; malha de elementos finitos; condições de contorno; regime permanente e transiente; rede de fluxo; pressões; gradientes hidráulicos; vazão; estabilidade no final da construção, operação e rebaixamento rápido. Barragens de rejeito: liquefação, análise de estabilidade drenada e não drenada.

9 - INSTRUMENTAÇÃO E MONITORAMENTO

Plano de instrumentação. Escolha dos instrumentos. Instrumentos de monitoramento de barragens de terra e rejeitos. Medidores de vazão, medidor de nível d'água, piezômetros, célula de tensão total, medidores de recalques internos, medidores de deslocamentos superficiais, tiltímetros, inclinômetros e extensômetros de hastes. Realização das leituras. Análise dos dados. Identificação de anomalias. Níveis de controle dos instrumentos.

10 - ANÁLISE DE RISCO

Conceitos básicos de risco. Perigos (fontes de risco) internos e externos. Modos de falha de barragens de terra, enrocamento e rejeitos. Métodos de análises de risco aplicados a barragens. Métodos qualitativos: métodos de índice e matrizes de risco, FMEA/FMECA (failure mode and effect analysis), LCI (location, cause and indicator) e PFMA (potential failure modes analysis). Métodos quantitativos: análises probabilísticas (FOSM, pontos de estimativa e simulação de Monte Carlo), análise de árvores de eventos (event tree analysis - ETA); análise de árvore de falhas (fault tree analysis - FTA). Quantificação de probabilidades. Aplicabilidade dos métodos. Gestão de riscos e tolerabilidade de riscos.

11 - SEGURANÇA E LEGISLAÇÃO

Contextualização das barragens no Brasil e no mundo. Aspectos básicos da segurança das barragens. Normas, prescrições legais e guias de boas práticas. Acidentes e incidentes em barragens. Inspeções de barragens. Elaboração de check list de inspeção. Manual de controle e operação de barragens. Planos de Segurança de Barragens. Planos de Ações Emergenciais.

Imagens Ilustrativas

Onde Estamos:

Centro de Treinamento BH
Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102
Sala 2209 – Torre A – Edifício Icon
Vila da Serra – Nova Lima | Belo Horizonte

Escritório: 
Rua João Pedro da Silva, 505, Bauxita
Ouro Preto/MG – Próximo da UFOP

© Geofast

by nerit