ESPECIALIZAÇÃO PUC MINAS

ENGENHARIA DE BARRAGENS E PILHAS

Sobre o Curso

PÓS GADUAÇÃO - ENGENHARIA DE BARRAGENS E PILHAS

A segurança de barragens, pilhas e estruturas de disposição de rejeitos é um dos maiores desafios da engenharia no Brasil. Para atuar com competência nesse setor crítico e altamente regulamentado, é indispensável uma formação sólida, reconhecida e alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais.

Garanta uma formação de alto nível e amplie suas oportunidades em um dos setores mais estratégicos da engenharia brasileira.

A PUC Minas, uma das universidades mais respeitadas e tradicionais do país, oferece a Especialização em Engenharia de Barragens e Pilhas, desenvolvida para suprir a demanda crescente por profissionais qualificados. O certificado PUC Minas é amplamente valorizado pelo mercado e agrega credibilidade imediata ao currículo.

O curso forma especialistas preparados para atuar em projetos, operação, monitoramento, auditorias, gestão de riscos e segurança de barragens e pilhas. A formação combina teoria avançada, estudos de caso, análise de acidentes, instrumentação e modelagem geotécnica. Competências essenciais para quem busca atuar com excelência e responsabilidade.

Em um cenário onde a segurança é prioridade absoluta, investir em uma especialização reconhecida é um diferencial decisivo.

A Especialização em Engenharia de Barragens e Pilhas da PUC Minas é coordenada pelo professor Saulo Ribeiro, doutor em Geotecnia e profissional com mais de 30 anos de experiência acadêmica e de mercado. O curso conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores com sólida atuação profissional no setor.

Titulação: Especialista em Engenharia de Barragens e Pilhas

Informações completas e inscrições: pucminas.br

 

CRONOGRAMA DO CURSO

Turma Única

Início: 07/04/2026

Previsão de término: 04/05/2027

Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30.

Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.

MODALIDADES DISPONÍVEIS - Online ao vivo, presencial e híbrida.

 

GARANTA SUA VAGA

A Especialização em Engenharia de Barragens e Pilhas é a oportunidade ideal para quem busca qualificação de alto nível em um setor altamente estratégico.

 

Público Alvo: Profissionais com formação superior em Engenharia Civil, Engenharia Geológica e Geólogos, Engenharia de Minas.

DISCIPLINAS 

MÓDULO ONLINE
Encontros ao vivo realizados pela plataforma digital (Canvas/Microsoft Teams), seguindo os dias e horários previstos para o curso.

  • Mecânica dos Solos Aplicada – 40 h

    Caracterização: índices físicos (teor de umidade, porosidade, índice de vazios, densidade relativa dos grãos, compacidade relativa, grau de saturação). Classificação: análise granulométrica, escalas granulométricas; argilominerais, limites de consistência; sistemas de classificação. Tensões: geostáticas e induzidas, círculo de Mohr, tensões em solos não saturados. Permeabilidade e Percolação: lei de Darcy, ensaios para determinação da permeabilidade; forças de percolação, tensões no solo submetidos à percolação, gradiente crítico, filtros de proteção; redes de fluxo, meios anisotrópicos. Adensamento: fundamentos, história de tensões, ensaio de adensamento, amostragem; coeficiente de adensamento; adensamento secundário; métodos de aceleração. Resistência ao cisalhamento: critério de Mohr-Coulomb; trajetória de tensões; comportamento drenado e não-drenado. Ensaios de Resistência ao Cisalhamento: ensaio de cisalhamento direto; triaxiais drenados e não drenados; de palheta. Compactação: ensaios Proctor; curva e energia de compactação; controle de compactação.
  • Geologia de Engenharia Aplicada – 32 h

    Introdução à Geologia de Engenharia. Rochas: gênese, classificação, características e propriedades geotécnicas. Maciços Rochosos: estruturas tectônicas e atectônicas, descontinuidades. Projeções estereográficas. Classificações de maciços rochosos. Solos: formação e desenvolvimento. Propriedades das rochas aplicadas à Engenharia, resistência e deformação de maciços rochosos. Investigação do subsolo. Cartografia Geotécnica: mapas geológicos e geotécnicos. Propriedades das rochas – ensaios de laboratório e in situ de materiais consolidados. Estabilidade das fundações de barragens em rochas.
  • Hidrologia de Barragens – 32 h

    A hidrologia como ciência e como tecnologia. Aspectos históricos da hidrologia. Ciclo hidrológico e balanço hídrico na escala da bacia hidrográfica. Medição de variáveis hidrológicas. Processos hidrológicos na escala da bacia hidrográfica: Vapor d’água e umidade atmosférica. Precipitação, evaporação e evapotranspiração. Intercepção, infiltração, armazenamento de água no solo e escoamento na zona não saturada. Armazenamento superficial, escoamento superficial. Modelagem Hidrológica. Regularização de Vazão. Hidráulica de estruturas de controle: vertedores, comportas, dissipadores de energia. Hidráulica Básica. Propagação de cheias. Ruptura Hipotética de Barragens. Hidrologia em um mundo em transformação: Mudanças Climáticas e Previsão de Vazões.
  • Métodos Geofísicos em Geotecnia – 24 h

    Principais métodos geofísicos aplicados a Barragens de Terra e Pilhas. Introdução aos métodos geofísicos e conceitos gerais. Métodos Elétricos: Caminhamento Elétrico (CE); Principais Arranjos de Eletrodos; Potencial Espontâneo (SP); Controle de Qualidade dos dados; Interpretação dos dados. Ground Penetrating Radar (GPR): Ground Penetrating Radar; Principais Equipamentos e Antenas; Controle de Qualidade dos dados; Interpretação dos dados. Métodos Sísmicos: Sísmica de refração; Principais Equipamentos e Fontes; Controle de Qualidade dos Dados; Interpretação dos Dados.
  • Interpretação de Ensaios Geotécnicos – 28 h

    Ensaio de Adensamento: procedimentos, parâmetros de compressibilidade, tensão de pré-adensamento, coeficiente de adensamento primário e secundário, permeabilidade, parâmetros de deformação. Ensaios Triaxiais Monotônicos e Cíclicos: procedimentos, trajetórias de tensões, elaboração de gráficos e interpretação dos resultados, parâmetros de resistência drenados e não-drenados, parâmetros de deformação drenados, determinação da razão de resistência cíclica. Ensaios DDS Monotônico e Cíclico: procedimentos, elaboração de gráficos e interpretação dos resultados, parâmetros de resistência drenados e não-drenados, módulo cisalhante, ensaios cíclicos com tensão controlada e deformação controlada, razão de resistência cíclica. Ensaio SPT: procedimentos, correção de energia, correção do nível de tensão, perfil geológico-geotécnico, nível d’água, uso de correlações para estimativa de parâmetros. Ensaio CPTu: procedimentos, parâmetros normalizados (resistência de ponta e atrito lateral), gráfico Soil Behavior Type (SBT), índice SBT, classificação dos materiais, uso de correlações para estimativa de parâmetros geotécnicos. Ensaio de Palheta (Vane test): procedimentos, considerações para ensaios em rejeitos, resistência não-drenada de pico e residual, sensibilidade, fator Nkt, resistência não-drenada corrigida, índice de fragilidade. Pressiométrico: procedimentos, módulo pressiométrico, módulo cisalhante, tensão horizontal in situ, pressão inicial de cavidade e pressão limite de expansão, avaliação da expansão de cavidade, uso de correlações para estimativa de parâmetros. Dilatométrico: procedimentos, módulo dilatométrico, índice de material, índice de tensão horizontal. Uso de correlações para indicação do tipo de solo e parâmetros.
  • Estruturas de Barramento – 28 h

    Generalidades e definições gerais. Tipos, seções típicas e finalidades de barragens. Regras gerais para a definição do tipo de barragem. Acidentes em barragens. Princípios de projeto de barragens. Projeto geotécnico de barragens na engenharia civil e na mineração. Problemas geotécnicos das fundações de barragens. Tratamento de fundação de barragens. Evolução das barragens. Projeto de sistemas de controle da percolação (filtros) pelo aterro e pelas fundações de barragens de terra. Compactação de materiais finos e de materiais granulares. Análise de estabilidade e avaliação da segurança de barragens. Barragens de terra. Barragens de enrocamento com núcleo de solo compactado. Barragens de enrocamento com face de concreto. Minimização de riscos das barragens. Gerenciamento de reservatórios. Inspeção de barragens. Estudo de casos.
  • Sistemas de Disposição de Rejeitos e Estéreis – 28 h

    Introdução e Conceitos da mineração. Produção e Geração de estéreis e rejeitos na mineração. Planejamento e planos de disposição de estéreis e rejeitos. Disposição de Estéreis: projetos, construção e operação. Disposição de Rejeitos: projetos, construção e operação. Governança e gestão de Sistemas de Disposição de Rejeitos e Estéreis. Metodologias Alternativas para Sistemas de Disposição de Rejeitos e Estéreis. Introdução e conceitos em geossintéticos aplicados à mineração. Sistemas de Impermeabilização para Contenção de Rejeitos e Estéreis Contaminantes. Descomissionamento de pilhas e barragens na mineração. Descaracterização de barragens da mineração.
  • Modelagem Computacional Geotécnica – 28 h

    Estabilidade de Taludes - Estudo de estabilidade por equilíbrio limite, configurações do modelo computacional, parâmetros dos materiais, linha piezométrica, métodos de busca manual e automático da superfície potencial, avaliação do fator de segurança (FS), aplicação de sobrecarga, trinca de tração, análise pseudoestática, análise probabilística. Estudo 3D por equilíbrio limite, formatos da superfície de ruptura, tipos de geometria, extrusão de seção 2D, superfície freática, configuração de colunas e malha, avaliação do FS. Estabilidade e Percolação em Barragens - Estudo de fluxo em elementos finitos, análise em regime permanente e transiente de uma barragem de terra, configuração dos materiais (parâmetros de fluxo, curvas características, funções hidráulicas, materiais saturados e não saturados), malha de elementos finitos, condições de contorno, interpretação dos resultados. Análise de estabilidade ao final de construção, operação e rebaixamento rápido, envoltória bilinear, análise drenada e não drenada. Barragens de Rejeitos - Estudo fluxo em elementos finitos, condições de contorno. Estudo tensão-deformação em elementos finitos, simulação do processo construtivo da barragem, avaliação dos resultados. Estudo de estabilidade, critérios de resistência, análises de estabilidade (drenada, não drenada, liquefeita e pseudoestática). Pilhas de Rejeitos/Estéreis - Estudo de fluxo saturado e não saturado em elementos finitos, interação solo-clima, condições de contorno. Estudo tensão-deformação em elementos finitos, simulação do processo construtivo da pilha, avaliação dos resultados. Estudo de estabilidade (drenada, não drenada).
  • Instrumentação e Monitoramento – 24 h

    Segurança da Obra. Plano de Instrumentação. Objetivo. Limitações. Escolha dos Instrumentos. Instrumentos de Monitoramento de Barragens de Terra, Enrocamento e Taludes Rochosos: Medidores de Vazão, Medidor de Nível d'Água, Piezômetros, Célula de Tensão Total, Medidores de Recalques Internos, Medidores de Deslocamentos Superficiais, Inclinômetros e Extensômetros de Hastes. Instrumentos de Monitoramento de Subpressão e Deformações em Fundações de Estruturas de Concreto: Drenos e Vertedores de Vazão, Piezômetros, Extensômetros de Hastes, Medidores Triortogonais, Bases de Alongâmetro e Pêndulos. Realização das Leituras. Análise dos Dados. Identificação de Anomalias. Níveis de controle dos Instrumentos.
  • Análise de Risco – 24 h

    Conceitos iniciais de Risco. Perigos (fontes de risco) internos e externos. Modos de Falha de barragens de terra/enrocamento/rejeitos e de barragens de concreto. Métodos de Análises de Riscos aplicados a barragens. Métodos qualitativos: métodos de Índices e Matrizes de Risco, FMEA/FMECA (Failure Mode and Effect Analysis) e PFMA (Potential Failure Modes Analysis). Métodos quantitativos: Análises Probabilísticas (FOSM, Pontos de Estimativa e Simulação de Monte Carlo), Análise de Árvores de Eventos (Event Tree Analysis - ETA); Análise de Árvore de Falhas (Fault Tree Analysis - FTA). Quantificação de Probabilidades. Aplicabilidade dos métodos. Avaliação de Riscos. Critérios de aceitabilidade e tolerabilidade de Riscos. ALARP. Tratamento de Riscos e Gestão de Riscos.
  • Segurança e Legislação – 24 h

    Contextualização das Barragens no Brasil e no Mundo. Aspectos Básicos da Segurança das Barragens. Normas, Prescrições Legais e Guias de boas práticas. Acidentes e Incidentes em Barragens. Inspeções de Barragens. Elaboração de check list de inspeção. Casos Práticos. Manual de Controle e Operação de Barragens. Acompanhamento e Monitoramento de Barragens. Planos de Segurança de Barragens. Planos de Ações Emergenciais. Casos Práticos.
  • Humanidades – 12 h

    O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional.

MÓDULO EAD
Conteúdos em vídeo disponibilizados no ambiente Canvas para você assistir quando quiser, dentro do período da disciplina. As atividades avaliativas são liberadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, e devem ser enviadas até a segunda-feira seguinte (total de 4 atividades).

  • Disciplina Optativa

 

Saulo Gutemberg Silva Ribeiro – DSc   (Coordenador)

Saulo Gutemberg Silva Ribeiro – DSc (Coordenador)

  • Doutor em Geotecnia pela UFRJ/COPPE (1996);
  • Mestre em Geotecnia pela PUC Rio (1991);
  • Professor Efetivo da UFOP (1989–2012);
  • Professor do Núcleo de Geotecnia da UFOP – NUGEO (2006–2020);
  • Diretor da GeoFast T&C Empresarial Ltda. (desde 2012);
  • Coordenador da Esp. Eng. de Barragens - PUC Minas (desde 2017);
  • Coordenador da Esp. Eng. de Barragens e Pilhas - PUC Minas (desde 2025);
  • Membro do ITRB Corredor Norte e SME - VALE (desde 2024).

Bruna Zakharia Hoch - DSc

Bruna Zakharia Hoch - DSc

  • Doutora em Geotecnia pelas UFRGS e University of Illinois, Chicago;
  • Mestre em Geotecnia pelas UFRGS e University of Bristol, Reino Unido;
  • Engenheira Civil pela UFRGS;
  • Experiência em comportamento mecânico de rejeitos de mineração e barragens de rejeito;
  • Atuação em investigação geotécnica e melhoramento de solos;
  • Experiência em geotecnologia ambiental.

Jean Lucas dos Passos Belo - DSc

Jean Lucas dos Passos Belo - DSc

  • Doutor em Engenharia de Infraestrutura Aeroportuária (Ênfase em Geotecnia) pelo ITA;
  • Mestre em Geotecnia pela EESC-USP;
  • Engenheiro Civil pela UEM;
  • Atua como Engenheiro Geotécnico com foco em mineração.

Marília Abrão Zeni - DSc

Marília Abrão Zeni - DSc

  • Doutora em Engenharia (Mecânica de Rochas) pela UFRGS;
  • Especialista em Engenharia de Barragens pela PUC-Minas;
  • Engenheira de Minas formada pela UFRGS;
  • Diretora da GeoMZ, empresa de consultoria em Mecânica de Rochas e Geologia. 

Alexandre Vaz de Melo - MSc

Alexandre Vaz de Melo - MSc

  • Mestre em Geotecnia pela UFMG;
  • Engenheiro Civil pela UFMG; 
  • Engenheiro de Segurança de Barragens na Cemig;
  • Professor no IEC PUC Minas.

 

Diego Antônio Fonseca Balbi - MSc

Diego Antônio Fonseca Balbi - MSc

  • Mestre em Recursos Hídricos pela UFMG;
  • Engenheiro Civil pela UFMG;
  • Gerente de Engenharia de Segurança de Barragens na Cemig GT;
  • Coordenador Comitê de Segurança de Barragens ABRAGE - Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica;
  • Diretor de Publicações e Relações Institucionais Comitê Brasileiro de Barragens - CBDB.

Germano Silva Lopes - MSc

Germano Silva Lopes - MSc

  • Mestre em Geotecnia pela UFV;
  • Executive MBA pela Fundação Dom Cabral;
  • Engenheiro Civil pela UNIUBE;
  • Coordenador do comitê revisor das normas ABNT NBR-13.028 e NBR-13.029 (2015);
  • Vice presidente da ABMS-MG (1998 a 2002).

Lucas Samuel Santos Brasil - MSc

Lucas Samuel Santos Brasil - MSc

  • Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos pela UFMG;
  • Engenheiro Civil pela UFMG;
  • Atua em Projetos de Disposição de Rejeito de Risco, Segurança e Emergência de Barragens;
  • Sócio-Diretor da GWS Engenharia.

Pablo Camilo de Carvalho Gonçalves – MSc

Pablo Camilo de Carvalho Gonçalves – MSc

  • Mestre em Geotecnia pela UFOP/NUGEO;
  • Engenheiro Civil pela UFOP;
  • Atua em projetos de disposição de resíduos de mineração e em análises de riscos;
  • Experiência em descaracterização de barragens e pilhas e em revisão de projetos geotécnicos;
  • Responsável por planos de investigação geotécnica de campo e ensaios laboratoriais.

Paula Luciana Divino - MSc

Paula Luciana Divino - MSc

  • Mestre em Geotecnia de Barragens pela UFOP;
  • Engenheira de Produção pelo CEFET-MG;
  • Coordenadora pela Revisões Periódicas de Segurança (RPS);
  • Membro do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro de Barragens - CBDB.

Rodrigo Alves Ortega - MSc

Rodrigo Alves Ortega - MSc

  • Mestre em Geofísica pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP/IAG;
  • Bacharel em Geofísica pela USP; 
  • Diretor da Geophysical com ampla experiência nos métodos geofísicos de eletrorresistividade, GPR, Magnetometria, sísmicas de refração e reflexão e batimetria;
  • Atua em consultorias e prestação de serviços geofísicos para as áreas de Meio Ambiente, Engenharia, Geotecnia, Arqueologia e Industria de Petróleo e Gás.

Rodrigo Perdigão Gomes Bezerra - MSc

Rodrigo Perdigão Gomes Bezerra - MSc

  • Doutorado em andamento em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG/PPG-SMARH;
  • Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG;
  • Engenheiro Civil pela UFAL;
  • Atuação em modelagem hidrológica e hidrodinâmica, mapeamento de inundações e cenários de rompimento de barragens;
  • Experiência em consultoria de recursos hídricos e planos de ação emergencial.

 

Onde Estamos:

Centro de Treinamento BH
Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102
Sala 2209 – Torre A – Edifício Icon
Vila da Serra – Nova Lima | Belo Horizonte

Escritório: 
Rua João Pedro da Silva, 505, Bauxita
Ouro Preto/MG – Próximo da UFOP

© Geofast

by nerit